SOBRE O PH MINIATURAS
PH Miniaturas é um blog/site de exposição das miniaturas artesanais de carros de corrida, criado em julho de 2009.
Os carros são reproduzidos conforme as pinturas oficiais, reproduzidas através dos gráficos dos jogos F1 Challenge e rFactor. As miniaturas são confeccionadas manualmente, nas escalas 1:32, 1:24, 1:20 e, mais raramente, 1:18. Como o trabalho é todo artesanal, as rodas das miniaturas são fixadas no chassi pelos eixos, ou seja, não giram, pois as miniaturas desenvolvidas são destinadas diretamente para eventos, exposições e colecionadores.
Atendemos a pequenas encomendas em todo o Brasil.
- Veículos personalizados. O cliente diz como gostaria de ver a pintura do seu carro, e nós fazemos a arte. Marcas de empresas, times de futebol, qualquer tipo de propaganda móvel.
- Veículos tradicionais.. Carrinhos com as pinturas oficiais da Fórmula 1, Superleague, Stock Car, GP2, Indycar, ChampCar, Fórmula 3 e outras categorias.
O processo de criação
Quem joga muito F1Challenge e rFactor certamente vai notar semelhanças entre os gráficos dos games e as miniaturas. As texturas são extraídas, redimensionadas com Photoshop e Corel Draw, e impressas a laser. A seguir, é feito o sólido 3D do carro utilizando principalmente isopor. Cortar, aparar, medir, comparar. Se estiver alguma coisa fora do lugar, preciso cortar, aparar... tudo de novo.
O monoposto é fabricado primeiro, juntamente com a asa dianteira. A seguir vem a asa traseira, os pneus, e por último, o capacete do piloto. Segue-se rigorosamente esse roteiro em todos os carros que fabrico. O trabalho leva horas, às vezes dois ou três dias. É preciso delicadeza e agilidade com as mãos, acuidade visual e, acima de tudo, paciência.

Com o sólido e os gráficos à mão, é hora de transformar a carcaça em um carro. Observo os bólidos no menu principal do jogo F1 Challenge de todos os ângulos, e também busco na internet fotos reais dos veículos, para não perder nenhum detalhe. A partir daí, recorta-se o papel do gráfico e vai colando na área correspondente, até que o carro esteja com a "pintura" completa.
Depois, são encaixados os eixos dos pneus. Dependendo do tamanho do carro, são utilizados segmentos de papel madeira ou palitos de dente. Os palitos são mais firmes, mas dão mais trabalho porque o furo precisa ser um pouco mais profundo.
Os pneus são feitos da mesma maneira que o corpo do carro: o sólido de isopor é recortado, depois recoberto com um papel pintado com a textura. O acabamento final é feito com uma camada de tinta PVA ou verniz acrílico, para manter as cores sempre vivas e brilhantes.
Sempre fui fanático por miniaturas, queria uma estante cheia delas. Quando descobri como fazia para extrair do jogo as pinturas dos carros, pus a mão na massa, ou melhor, no isopor. Depois, tive a ideia de divulgar o meu trabalho e assim garantir alguma graninha extra. Graças a você, tem dado certo até agora.
SOBRE RAPHAEL CARVALHO

Raphael Carvalho, recifense, técnico administrativo, pai e internauta, nascido em 1987, fanático por automobilismo e miniaturas.
Bom frequentador da Universidade Federal de Pernambuco, já cursou algumas disciplinas em Comunicação Social, Licenciatura em Música, e agora pode ser encontrado todas as noites de segunda a sexta nas aulas do curso de Administração.
Além deste espaço, escreve no
Sofá do PH sobre diversos assuntos, notadamente educação, cultura e atualidades.